A Paróquia Sant’Ana divulgou um cronograma com dias e horários da semana Santa, e é claro que o Diário de Posse não poderia deixar essa informação passar, todos os detalhes logo abaixo:
DOMINGO DE RAMOS - DIA 24/03
7:30 - Bênção dos ramos na Capela São Sebastião – Procissão e Missa na Matriz
17:00 - Missa na Capela São José
19:00 - Missa na Matriz
SEGUNDA-FEIRA – 25/03
19:00 - Oração do Terço na Matriz - Responsáveis: M.E.C.E., Sacristia, Acólitos, Coroinhas e EAC
19:30 - Missa na Matriz
TERÇA-FEIRA – 26/03
19:00 - Terço da Misericórdia - Responsáveis: Liturgia, Músicos, Vicentinos, MAC e EJC
19:30 - Missa do Crisma em Formosa
QUARTA-FEIRA – 27/03
19:00 - Procissão do Encontro
Homens - saindo da capela São Sebastião
Mulheres - saindo da igreja do Divino
Encontro - Igreja Matriz finalizando com a Missa
QUINTA-FEIRA – 28/03
12:00 - Missa dos Enfermos - Matriz (Os que precisarem de Unção dos enfermos,
devem antes procurar a confissão).
19:30 - Missa da Ceia do Senhor
Após a Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento- Igreja do Divino
SEXTA-FEIRA – 29/03
15:00 – Celebração da Paixão do Senhor - Adoração da Santa Cruz
Em seguida procissão, Via-Sacra e Canto da Verônica.
SÁBADO- 30/03
20:00 - Vigília Pascal na Matriz
DOMINGO – 31/03
9:30 - Missa Matriz- seguida de Batizados por imersão
17:00 - Missa de Páscoa (Cap. São José)
19:00 - Missa da Ressurreição do Senhor na Matriz
19:00 - Missa de Páscoa (Cap. Santíssima Trindade – Jatobá)
A Semana Santa é o momento dedicado à celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Jesus Cristo discordava do modo de vida de seu povo, marcado por altos impostos governamentais, desigualdade extrema e pobreza. Ao chegar em Jerusalém, foi aclamado como o Messias e Rei pela população, mas os romanos duvidavam de sua divindade, questionando seus sábios ensinamentos e missão redentora, resultando em sua perseguição.
Consciente de seu destino, Jesus escolheu doze discípulos para disseminar seus ensinamentos. No entanto, Judas Escariotes, um desses apóstolos, traiu Jesus, entregando-o aos romanos, que o capturaram. A Via Sacra seguiu, com Jesus carregando a cruz, sendo torturado e zombado pelos soldados até a crucificação e morte.
Em 325 d.C., o Concílio de Niceia, liderado pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, estabeleceu a doutrina da Igreja Católica, incluindo a escolha dos livros sagrados e datas religiosas. A Semana Santa foi definida como uma celebração de uma semana, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, consolidando o Catolicismo como a religião oficial do Império Romano.
Cada dia da Semana Santa é dedicado a um evento específico: o Domingo de Ramos recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; a segunda-feira destaca a unção de Maria a Cristo; a terça-feira refere-se à maldição da figueira; a quarta-feira é conhecida como o Dia das Trevas; a quinta-feira representa a Última Ceia com os apóstolos, conhecida como Sêder de Pessach; a sexta-feira é marcada pelo sofrimento e crucificação de Jesus; o sábado é um dia de oração e jejum, enquanto os cristãos lamentam a morte de Jesus. Finalmente, o Domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Cristo, trazendo esperança de vida eterna à humanidade.