Daniel Vilela amplia base política e se consolida como favorito ao Governo de Goiás em 2026

Daniel Vilela amplia base política e se consolida como favorito ao Governo de Goiás em 2026

Por: Henrique 

Vice-governador deve assumir o Palácio das Esmeraldas em 2026 com apoio de até 16 partidos; aliança inclui nomes fortes como Gracinha Caiado e articulações com PL e União Brasil

Com a saída de Ronaldo Caiado (União Brasil) prevista para 2026, quando deve disputar a presidência da República, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) deverá assumir o governo de Goiás e já é apontado como nome forte para a reeleição. O cenário, embora ainda dependa de definições nacionais, mostra uma base consolidada em torno de Vilela, com apoio de partidos como MDB, União Brasil, PP, Avante, Republicanos, Agir, PRD e Podemos — juntos responsáveis por 180 das 246 prefeituras eleitas em 2024.

A força eleitoral do grupo ficou evidente com a vitória de Sandro Mabel (UB) em Goiânia e a liderança de prefeitos aliados nos principais municípios do estado. Entre os nomes cotados para compor a chapa como vice de Vilela estão Adriano Rocha Lima, Pedro Sales, Paulo do Vale (UB), Carlinhos do Mangão (PL) e Pábio Mossoró (MDB). A primeira vaga ao Senado pode ser destinada à primeira-dama Gracinha Caiado, enquanto o PL negocia a segunda.

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tenta se posicionar com a federação entre PSDB e Podemos, mas enfrenta dificuldades diante da força da base governista. Já o PT busca formar palanque para apoiar a reeleição do presidente Lula, mas ainda não definiu candidato ao governo.

Daniel Vilela conta também com o apoio das lideranças da Federação Goiana dos Municípios e da Associação Goiana de Municípios, comandadas por José Délio (UB) e Paulo Vitor Avelar (UB), além do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), e do líder do governo, Talles Barreto.

A fusão entre União Brasil e PP — formando a federação “União Progressista” — fortalece ainda mais a base de Vilela, ampliando seu alcance político e eleitoral. A movimentação deve esvaziar a oposição e aumentar o poder de articulação para 2026, mesmo com o desafio de manter coesa uma coligação com perfis ideológicos distintos.

Assista também ao conteúdo político no canal do Diário de Posse no YouTube:

https://www.youtube.com/@diariodeposse/videos

No interior do estado, o domínio de MDB e União Brasil em quase todos os municípios do Sudoeste demonstra a reconstrução do MDB sob a liderança de Vilela, herdeiro político de Maguito Vilela e Iris Rezende. O deputado Glaustin da Fokus e o prefeito Eurípedes do Carmo, mesmo filiados ao Podemos, já articulam sua permanência no grupo de Vilela, mesmo que tenham de mudar de legenda.

O vice-governador deve enfrentar o desafio de unir a diversidade de partidos e interesses regionais, manter a governabilidade e garantir representatividade no Congresso. Porém, com o "exército" de prefeitos, deputados e lideranças, Daniel Vilela chega como franco favorito à sucessão estadual.



Portal Diário de Posse – Levando Notícias para Posse, Nordeste Goiano, Oeste Baiano e Leste Goiano



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse