Apenas 39% dos goianos se vacinaram contra gripe em meio a alta de internações por doenças respiratórias
📉 Cobertura vacinal caiu em relação a 2024 e preocupa autoridades em pleno surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Apenas 39% da população de Goiás foi vacinada contra a gripe neste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O número, já abaixo da mídia nacional, acendeu o alerta em meio ao surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) , que forçou o governo estadual a decretar situação de emergência nesta segunda-feira (30).
Desde o início da campanha, em 1º de abril , foram aplicadas 1.502.876 doses da vacina contra Influenza em todo o estado. Apesar da ampla distribuição — 2.207.980 doses enviadas aos municípios —, a cobertura ainda está muito aquém da meta exigida pelas autoridades sanitárias.
📲 Siga o Diário de Posse no Instagram e no Facebook para não perder nenhuma atualização importante!
A baixa adesão em 2025 é ainda pior que a do ano passado , quando a campanha atingiu 48,74% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários , mesmo sem a liberação da vacina para o público geral.
A ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses de idade foi feita em 16 de maio , após mais de um mês, focada em públicos de maior risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades . Mesmo assim, a resposta foi fraca.
🚨 Baixa vacinação, mais internacionais
A SES-GO alerta que essa falta de proteção vacinal está ligada ao aumento de casos graves e mortes . Até agora, Goiás já contabiliza 6.743 casos de Srag em 2025 , sendo 1.117 provocados por Influenza .
Entre os 402 óbitos confirmados , 256 eram de idosos com mais de 60 anos e 40 de crianças com menos de dois anos — justamente os grupos mais vulneráveis.
“A baixa adesão à vacina compromete a capacidade de resposta do sistema de saúde e coloca em risco as situações mais vulneráveis”, reforçou a Secretaria de Saúde.
A vacina é segura, gratuita e está disponível em unidades básicas de saúde. Ela reduz o risco de agravamento da gripe e pode salvar vidas.