Dezembro começa com alerta de tempestades para 75 cidades de Goiás; veja a lista

 



Dezembro começa com alerta de tempestades para 75 cidades de Goiás; veja a lista

A segunda-feira (1º/12) marca o início de dezembro com condições de tempo bastante instáveis em Goiás. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o dia deve ter sol entre nuvens, mas com risco de pancadas de chuva irregulares e tempestades localizadas. A combinação entre calor intenso e alta umidade é o principal fator que favorece a formação de rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo queda de granizo em algumas regiões.

De acordo com o órgão, a instabilidade é influenciada por uma frente fria que avança pelo Sudeste do país e deve modificar o clima entre esta segunda e terça-feira (2/12). A expectativa é de que a chuva se faça presente ao longo de toda a semana, aumentando o potencial para ocorrências de tempestades com ventos fortes.

Goiânia

Na capital, há possibilidade de pancadas isoladas ao longo do dia. A temperatura máxima prevista chega a 34°C, enquanto a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 90%. Em caso de tempestade, o volume pode variar de 20 a 30 mm em apenas uma hora.

Municípios em alerta

O aviso de tempestades emitido pelo Cimehgo inclui 75 cidades goianas. São elas:

Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Anápolis, Aragoiânia, Araguapaz, Aruanã, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Britânia, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Carmo do Rio Verde, Ceres, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristianópolis, Cromínia, Damolândia, Faina, Formosa, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Goianésia, Goiás, Guapó, Guaraíta, Guarinos, Hidrolina, Ipiranga de Goiás, Itaguari, Itaguaru, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Jaraguá, Jesúpolis, Leopoldo de Bulhões, Luziânia, Matrinchã, Morro Agudo de Goiás, Mozarlândia, Nerópolis, Nova Aurora, Nova Glória, Nova Veneza, Novo Gama, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Piracanjuba, Pirenópolis, Planaltina, Professor Jamil, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Rosa de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Francisco de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Terezópolis de Goiás, Uruana, Valparaíso de Goiás, Vianópolis, Vila Propício, Goiânia e São Luís do Norte.

Riscos e orientações

As chuvas podem ocorrer de forma pontual e, em algumas áreas, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h. O Cimehgo recomenda atenção redobrada, já que mudanças repentinas no tempo podem provocar alagamentos, quedas de árvores, danos à rede elétrica e transtornos no trânsito.

Temperaturas pelo estado

A maior temperatura prevista nesta segunda-feira é registrada em Itumbiara, onde os termômetros podem marcar até 37°C. Já em Cristalina, os valores devem cair para 18°C, representando a menor mínima do dia em Goiás.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse