Último município de Goiás com acesso apenas por estrada de terra receberá asfalto nos próximos dias
Bonópolis, localizado a 455 km de Goiânia, está prestes a deixar de ser o único dos 246 municípios goianos ainda conectado exclusivamente por estrada de terra. Segundo a Agência Goiana de Obras e Infraestrutura (Goinfra), o trecho final da pavimentação da GO-154 deve ser entregue no início de dezembro.
A obra contempla 36 quilômetros de asfalto entre o distrito de Cruzeiro do Norte, em Bonópolis, e a cidade vizinha de Novo Planalto. Atualmente, as equipes trabalham na etapa final, com execução de drenagem e implantação da sinalização da pista.
O projeto de engenharia incluiu a construção de duas pontes de grande porte: uma estrutura de 60 metros sobre o rio Pintado e outra de 50 metros sobre o rio Lajeado.
De acordo com o presidente da Goinfra, Pedro Sales, a nova rodovia terá papel estratégico para o desenvolvimento regional. “A GO-154 também é decisiva para o agronegócio, pois se conecta a importantes rodovias federais, como a BR-153, permitindo maior integração entre Goiás e o Norte do país, em direção ao Tocantins”, destacou.
Outras obras na região
A pavimentação faz parte de um conjunto de investimentos voltados para as regiões Norte e Vale do Araguaia. Entre as melhorias já concluídas estão:
-
32 km da GO-239, entre Nova Crixás e o distrito de São José dos Bandeirantes, área de forte vocação turística;
-
Pavimentação da GO-156, que liga Uirapuru a Mundo Novo;
-
Reforma de mais de 66 km da GO-336, no trecho entre Crixás e Nova Crixás.
Contexto recente
Bonópolis tem enfrentado dificuldades históricas relacionadas à infraestrutura viária, com trechos frequentemente prejudicados por chuvas fortes. Nos últimos meses, inclusive, parte das rotas que dão acesso ao município sofreu interdições por alagamentos e erosões.