Projeto Inovador de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã Prorroga Inscrições para Transformar a Realidade Rural de Goiás!


Projeto Inovador de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã Prorroga Inscrições para Transformar a Realidade Rural de Goiás!

O prazo para inscrições no Chamamento Público 002/2023 do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, conduzido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), foi estendido até 26 de janeiro de 2024. A prorrogação, de 30 dias, busca atender à demanda dos produtores interessados, permitindo que se inscrevam pelo site da Seapa (www.agricultura.go.gov.br).

Operado em colaboração com os municípios de Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa, além da Codevasf, o projeto tem como objetivo instalar sistemas de irrigação em propriedades rurais dessas localidades, impulsionando a inclusão produtiva e o desenvolvimento socioeconômico no Nordeste do Estado de Goiás.

A expansão do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, junto com o projeto piloto envolvendo 10 produtores, pretende abranger 296 hectares, predominantemente alimentados pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. A área tem potencial para produzir cerca de 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga anualmente, a partir do segundo e terceiro anos de cultivo, respectivamente.

A atividade agrícola

A iniciativa visa incentivar a atividade agrícola, especialmente entre produtores de reforma agrária e comunidades tradicionais, destacando a fruticultura, especificamente mango e maracujá, como uma escolha que se adequa às características locais, como topografia, clima e disponibilidade de água.

Os agricultores interessados, após atenderem aos critérios do edital, passarão por avaliação técnica da equipe da Seapa e da Emater. Os selecionados receberão assistência técnica do Senar Goiás e Emater para o manejo da produção, enquanto o Sistema OCB-GO apoiará a formação de cooperativas. Cada propriedade beneficiada receberá um conjunto de irrigação para dois hectares, inicialmente dedicados a um hectare de manga e um hectare de maracujá, ambos com irrigação. A estrutura de irrigação será fornecida pelo Governo de Goiás, custeada pela Codevasf. O edital e formulário de inscrição estão disponíveis no site www.agricultura.go.gov.br, e os produtores podem buscar auxílio nos escritórios locais da Emater em caso de dúvidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse