Atenção: Equatorial Goiás alerta consumidores sobre golpes em boletos de energia e reforça novas orientações de segurança
Com a troca do banco recebedor de pagamentos via Pix, clientes devem redobrar a atenção para evitar fraudes.
A Equatorial Energia Goiás lançou um alerta para os mais de 3,5 milhões de clientes atendidos pela concessionária sobre o aumento de golpes envolvendo o pagamento de faturas de energia. Os criminosos têm utilizado e-mails e mensagens falsas com boletos adulterados para enganar os consumidores. A concessionária também comunicou uma mudança importante: a partir de março de 2025, os pagamentos via Pix devem ser feitos para o banco Itaú, substituindo o Santander, que ainda será aceito para contas emitidas antes dessa data.
Segundo o executivo de Faturamento da empresa, Marcos Aurélio Silva, a principal recomendação é que os clientes sempre utilizem os canais oficiais da Equatorial para solicitar boletos ou verificar qualquer informação sobre suas faturas. “Se houver qualquer suspeita, o ideal é procurar imediatamente o site oficial, o WhatsApp da companhia ou o aplicativo”, destacou.
A empresa elencou 10 dicas essenciais para ajudar os consumidores a evitar fraudes:
1. Verifique se o destinatário do Pix é a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A e se o banco recebedor é Itaú (a partir de março) ou Santander (para contas anteriores).
2. Confira se o nome do cliente aparece como pagador, e não o da Equatorial.
3. Nunca aceite faturas enviadas por e-mails públicos ou desconhecidos.
4. Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, redes sociais ou mensagens.
5. Não pague contas enviadas por números desconhecidos via aplicativos de mensagens.
6. Solicite 2ª via apenas pelos canais oficiais: site, WhatsApp (62) 3243-2020 ou aplicativo.
7. Compare os números do código de barras, que devem ser idênticos na parte superior e inferior do boleto.
8. Confirme os dados da unidade consumidora e do medidor.
9. Verifique se o valor da fatura está correto nos dois locais indicados.
10. Suspeite de ofertas de desconto ou avisos sobre erros em contas passadas.
Além disso, a Equatorial orienta que o cliente esteja atento à identificação de leituristas, que devem portar crachá, uniforme e equipamento com a logomarca da empresa.
O que fazer em caso de golpe?
Se o cliente for vítima de fraude, deve registrar imediatamente o caso no banco onde realizou o pagamento, para tentar o bloqueio dos recursos. Também é fundamental fazer um boletim de ocorrência com todos os dados disponíveis, como informações do boleto e contatos recebidos.
A Equatorial Goiás reforça que não solicita dados pessoais ou bancários por mensagens e que todo contato com o cliente deve ser feito pelos canais oficiais.
Sobre a Equatorial Goiás
A empresa faz parte do Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país. Em Goiás, atende cerca de 3,5 milhões de pessoas em 237 municípios, cobrindo quase todo o território estadual.
Tags
Goiás