Comissão da Assembleia de Goiás aprova projeto que autoriza parcelamento da taxa de licenciamento

 

Comissão da Assembleia de Goiás aprova projeto que autoriza parcelamento da taxa de licenciamento

Proposta do Detran-GO visa aliviar a carga tributária e entra em vigor em 2026, se aprovada pelo plenário

A Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, nesta terça-feira (6), um projeto de lei que autoriza o parcelamento da taxa de licenciamento anual de veículos no estado. A proposta é do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), com apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Segundo o Detran, a proposta busca reduzir a carga tributária sobre os contribuintes e diminuir os índices de inadimplência. “Busca-se também harmonizar as regras para o pagamento e o parcelamento da taxa de licenciamento anual com as do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)”, explicou o órgão.

O texto autoriza que a taxa possa ser dividida em até dez parcelas mensais e sucessivas. A medida altera o Código Tributário do Estado de Goiás (Lei nº 11.651/91) e tem previsão de vigência para o ano de 2026, caso aprovada em definitivo.

Mesmo tendo vigência em ano eleitoral, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) declarou que a proposta não caracteriza distribuição gratuita de bens ou benefícios, nem compromete a isonomia entre candidatos, estando conforme o regramento vigente.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse