Robert Francis Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV: 1º pontífice norte-americano promete continuidade e paz

 

Robert Francis Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV: 1º pontífice norte-americano promete continuidade e paz

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica e escolheu o nome Leão XIV. O anúncio foi feito após a tradicional fumaça branca ser vista saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando o fim do conclave que reuniu 133 cardeais eleitores. Prevost se torna o primeiro papa dos Estados Unidos na história da Igreja.

De perfil progressista, discreto e conciliador, Prevost é considerado próximo do papa Francisco, a quem agradeceu em seu primeiro discurso, feito da sacada da Basílica de São Pedro. "A paz esteja com todos vocês", declarou, destacando seu desejo de uma Igreja sinodal e próxima dos que sofrem. Ele também falou em espanhol em agradecimento à Diocese do Peru, país onde construiu parte de sua trajetória eclesiástica.

A escolha de Prevost representa uma continuidade da linha reformista de Francisco, morto há 17 dias em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. A eleição de Leão XIV ocorre em um momento de perda de fiéis e grandes desafios para a Igreja, incluindo manter o engajamento global e dar sequência às reformas internas.

A multidão que acompanhava a eleição na Praça São Pedro chegou a 45 mil pessoas, segundo o Vaticano, confirmando o simbolismo e a relevância do momento. Leão XIV assume com a missão de unir, renovar e manter viva a mensagem católica para mais de 1,3 bilhão de fiéis no mundo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Diário de Posse