Itapaci, Formosa e Padre Bernardo registram casos suspeitos de intoxicação por metanol em Goiás
Situação em Bom Jesus de Goiás foi descartada; Estado recebeu antídoto emergencial para tratar pacientes
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou, neste domingo (5), quatro notificações de possíveis intoxicações por metanol no estado. Os casos foram registrados nos municípios de Itapaci, Formosa, Padre Bernardo e Bom Jesus de Goiás — este último foi posteriormente descartado após exames e evolução clínica.
📺 Acompanhe também as principais notícias da região pelo nosso canal no YouTube: clique aqui e inscreva-se.
Segundo a pasta, as notificações seguem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para definição de casos suspeitos. A SES-GO informou que, na sexta-feira (3), equipes do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATox-GO) conseguiram 27 ampolas do antídoto (etanol farmacêutico) no Hospital das Clínicas da UFG, para uso imediato nos pacientes.
📌 Confira os casos:
-
Itapaci (GO): Paciente de 25 anos, obesa e portadora de diabetes, teria consumido bebidas alcoólicas em Guarinos. Está internada em estado grave na UTI do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), intubada e sedada, mas apresenta melhora clínica.
-
Formosa (GO): Jovem de 20 anos foi internado na sexta-feira (3) no Hospital Estadual de Formosa (HEF). Apresentou melhora dos sintomas e recebeu alta médica no sábado (4), com orientações sobre sinais de alerta.
-
Padre Bernardo (GO): Homem de 47 anos, obeso e hipertenso, foi internado inicialmente em Brazlândia (DF) e transferido para o Hospital de Base de Brasília. Evoluiu com insuficiência respiratória aguda e pneumonia broncoaspirativa, necessitando de intubação. Foram encontrados no carro dele cerveja, vodka, destilados e energético comprados em uma localidade chamada “Vendinha”.
-
Bom Jesus de Goiás (GO): Caso inicialmente notificado como suspeito foi descartado após avaliação clínica. O paciente apresentou dor abdominal, vômitos e visão turva, mas os exames apontaram outro tipo de intoxicação.
🧪 Distribuição do antídoto
No sábado (4), o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico aos estados que solicitaram reforço de estoque. Foram enviadas 580 ampolas a Pernambuco, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Além disso, o governo federal anunciou a compra de 12 mil unidades do antídoto e 2,5 mil unidades de fomepizol.
De acordo com nota da SES-GO, a distribuição é feita mediante notificação de casos suspeitos ou confirmados, sem estoque prévio para os estados. O envio é realizado diretamente à unidade de saúde que registrar o caso.
