🌟 GoiÔs registra avanço na formalização e na qualificação da força de trabalho em 2024


🌟 GoiÔs registra avanço na formalização e na qualificação da força de trabalho em 2024

GoiĆ”s segue acelerando seu desenvolvimento econĆ“mico e social em 2024, com avanƧos expressivos na formalização e na qualificação da forƧa de trabalho. Segundo dados da PNAD ContĆ­nua, analisados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), o estado chegou a 260 mil autĆ“nomos com CNPJ, um aumento de 41 mil pessoas em relação ao ano anterior. šŸ“ˆ

Além disso, o levantamento aponta que 21,7% dos trabalhadores goianos possuem ensino superior completo, quase o dobro registrado hÔ 11 anos, indicando um cenÔrio de mão de obra mais preparada e competitiva.

šŸ“² Siga nosso Instagram e Facebook para receber notĆ­cias como esta todos os dias!

O secretÔrio-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que os novos indicadores refletem uma transformação consistente no mercado de trabalho.
“Os dados mostram um estado que avanƧa na qualificação, na formalização e na modernização de suas relaƧƵes de trabalho. Esse ambiente mais competitivo e seguro tem atraĆ­do investimentos, gerado oportunidades e melhorado a renda das famĆ­lias”, afirmou.


šŸ“Œ Formalização crescente

Em 2024, 30% dos trabalhadores por conta própria em GoiÔs estão formalizados, índice que coloca o estado na 7ª posição nacional, acima da média do Brasil (25,7%).
Desde 2018, o número de autÓnomos com CNPJ mais que dobrou, reforçando o avanço do empreendedorismo e o fortalecimento do ambiente de negócios.

Apesar da predominĆ¢ncia dos pequenos empreendimentos — que ainda empregam 1,48 milhĆ£o de pessoas — a participação desse grupo vem diminuindo, caindo de 49,2% para 47,5%, acompanhando o crescimento das empresas mĆ©dias e grandes.


šŸŽ“ Qualificação em alta

Outro ponto de destaque Ć© a educação da forƧa de trabalho. Em 11 anos, o percentual de ocupados com ensino superior passou de 11,9% (2013) para 21,7% (2024) — cerca de 833 mil trabalhadores.
Paralelamente, houve uma redução expressiva de profissionais com baixa escolaridade, que caiu de 33,3% para 18,9%.


šŸ” Trabalho externo e home office em expansĆ£o

O estado tambƩm se destaca por ter uma das maiores participaƧƵes de trabalho externo do paƭs. Em 2024, 19,3% dos trabalhadores goianos exerceram atividades fora do local fƭsico da empresa, acima da mƩdia nacional (14,2%).

O trabalho domiciliar também cresceu e jÔ representa 7,7% da força de trabalho, enquanto ocupações em Ôreas rurais continuam recuando em razão da mecanização e da urbanização.

Postar um comentƔrio

Postagem Anterior Próxima Postagem
DiƔrio de Posse