š GoiĆ”s registra avanƧo na formalização e na qualificação da forƧa de trabalho em 2024
GoiĆ”s segue acelerando seu desenvolvimento econĆ“mico e social em 2024, com avanƧos expressivos na formalização e na qualificação da forƧa de trabalho. Segundo dados da PNAD ContĆnua, analisados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), o estado chegou a 260 mil autĆ“nomos com CNPJ, um aumento de 41 mil pessoas em relação ao ano anterior. š
Além disso, o levantamento aponta que 21,7% dos trabalhadores goianos possuem ensino superior completo, quase o dobro registrado hÔ 11 anos, indicando um cenÔrio de mão de obra mais preparada e competitiva.
š² Siga nosso Instagram e Facebook para receber notĆcias como esta todos os dias!
š Formalização crescente
Apesar da predominĆ¢ncia dos pequenos empreendimentos — que ainda empregam 1,48 milhĆ£o de pessoas — a participação desse grupo vem diminuindo, caindo de 49,2% para 47,5%, acompanhando o crescimento das empresas mĆ©dias e grandes.
š Qualificação em alta
š” Trabalho externo e home office em expansĆ£o
O estado tambĆ©m se destaca por ter uma das maiores participaƧƵes de trabalho externo do paĆs. Em 2024, 19,3% dos trabalhadores goianos exerceram atividades fora do local fĆsico da empresa, acima da mĆ©dia nacional (14,2%).
O trabalho domiciliar também cresceu e jÔ representa 7,7% da força de trabalho, enquanto ocupações em Ôreas rurais continuam recuando em razão da mecanização e da urbanização.