💰 Ano novo, regras novas: entenda as mudanças no Imposto de Renda e o inÃcio da Reforma Tributária
Nova tabela do IR entra em vigor e consumidores passam a ver CBS e IBS nas notas fiscais a partir de janeiro
O ano de 2026 começa com mudanças importantes na rotina financeira dos brasileiros. Desde o dia 1º de janeiro, entrou em vigor a nova tabela do Imposto de Renda e teve inÃcio a fase de transição da Reforma Tributária no paÃs.
Com a atualização do IR, trabalhadores com rendimentos mensais de até R$ 5 mil passam a ser isentos do Imposto de Renda da Pessoa FÃsica. Já no consumo, os brasileiros começam a identificar nas notas fiscais as siglas CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
Grandes empresas já precisam adaptar seus sistemas para exibir os valores, mas o governo estabeleceu um perÃodo de carência mÃnima de três meses, sem aplicação de punições em caso de dificuldades técnicas. MEIs e empresas do Simples Nacional seguem dispensados da obrigatoriedade neste momento.
O cronograma de 2026 ainda inclui, para o segundo semestre, a implantação do imposto mÃnimo para grandes multinacionais e a adoção do CNPJ alfanumérico, reforçando um ano de intensas mudanças fiscais.
📌 Com informações da Folha de S.Paulo