Conta de luz ficará mais cara em agosto, alerta Aneel
Reajuste tarifário afeta consumidores residenciais em todo o Brasil
📲 Siga o Diário de Posse no YouTube
A partir de agosto, a conta de luz vai pesar mais no bolso do consumidor. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária amarela será ativada no próximo mês, após mais de dois anos em bandeira verde — o que deve impactar diretamente as despesas de milhões de brasileiros.
A bandeira amarela representa um acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos. Segundo a Aneel, o principal motivo da mudança é a redução nos níveis de armazenamento dos principais reservatórios do país, resultado da escassez de chuvas e do aumento no consumo de energia elétrica.
Ainda de acordo com a agência, o acionamento da bandeira tarifária visa equilibrar os custos da geração de energia, já que será necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado em comparação às hidrelétricas.
Consumidores devem ficar atentos e buscar formas de economizar energia, como desligar aparelhos da tomada, evitar o uso excessivo de ar-condicionado e aproveitar a luz natural durante o dia.
📲 Para mais informações e dicas sobre economia de energia, siga o Diário de Posse no TikTok
Portal Diário de Posse – Levando Notícias para Posse, Nordeste Goiano, Oeste Baiano e Leste Goiano.