Resultado preliminar do PAA Quilombola 2025 é divulgado
O período para interposição de recursos vai de 27 a 29 de agosto e o resultado final será publicado em 10 de setembro. Programa é iniciativa do Goiás Social
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), divulga o resultado preliminar do Chamamento Público nº 01/2025, referente ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Quilombola), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A iniciativa seleciona agricultores familiares quilombolas para o fornecimento de alimentos destinados a entidades sociais, que farão a distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao todo, foram recebidas 245 propostas, das quais 134 foram discutidas preliminarmente como beneficiários fornecedores no âmbito do programa. Outros 94 ficaram em cadastro reservado e 17 foram reprovados, totalizando R$ 1.999.667,19 em propostas definidas, dentro do limite de R$ 2 milhões disponibilizados pelo Goiás Social, via Fundo Protege.
Entre os municípios com maior participação, destacam-se Flores de Goiás (51 propostas) e Cavalcante (47 propostas), seguidas por Minaçu (16), Cidade Ocidental (4), São João d'Aliança (4) e Simolândia (4). No total, 11 municípios foram contemplados, com propostas variadas de forma preliminar.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destaca que o PAA Quilombola é uma das políticas públicas mais importantes para garantir a inclusão produtiva e a dignidade às comunidades tradicionais. “Mais do que ampliar oportunidades, o programa garante geração de renda aos familiares agricultores quilombolas e fortalece a segurança alimentar de milhares de famílias em Goiás”, afirmou.
Após a publicação do resultado preliminar, que ocorreu nesta terça-feira (26/8), será facultado a qualquer interessado o direito de interpor recurso administrativo, nos termos e prazos propostos no Chamamento Público. O prazo para oposição é até esta sexta-feira (29/8), três dias úteis, contados a partir da divulgação oficial do ranqueamento no Diário Oficial do Estado (DOE) e nos sites oficiais da Seapa e da Emater Goiás.
O resultado definitivo será publicado no DOE em 10 de setembro. Após a homologação, os produtos variados deverão solicitar a solicitação da Ordem de Quantidade a ser emitida pela Seapa, e deverão buscar a unidade local da Emater para elaboração do seu calendário de entregas junto à entidade social habilitada para coleta dos produtos em cada um. Os alimentos adquiridos serão repassados imediatamente às entidades sociais cadastradas, garantindo abastecimento contínuo e apoio direto às famílias em situação de insegurança alimentar